Síndrome de Asperger

0 Comments

A síndrome de Asperger é um distúrbio com origem no sistema nervoso central, inserido nas perturbações do espetro do autismo, de causa desconhecida e que pode começar a manifestar os seus sintomas desde tenra idade, mais precisamente aos 18 meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde, esta perturbação afeta 1 em cada 160 crianças.

Sintomas
Esta síndrome não é possível de ser curada, sendo que os principais sintomas são:

  • Dificuldade em estabelecer interações sociais.
  • Ausência de contacto visual enquanto comunica
  • Falta de destreza física e equilíbrio.
  • Conversas muito centradas apenas nos seus tópicos de interesse, tornando-se muitas vezes aborrecido para aqueles que está a ouvir.

Tratamento
Apesar de não haver um tratamento único, o síndrome de Asperger pode ser controlado através de medicação que corrige os pensamentos e rotinas obsessivas e ajuda a melhorar as competências comunicativas.

Como lidar?
É importante haver informação no que toca àquilo que devem ser as práticas a adotar ao lidar com pessoas com este distúrbio.

  • Não proibir de fazer algo, mas sim distrair quando seja notório que a pessoa esteja com um comportamento obsessivo.
  • Respeitar certas rotinas que não tenham tanta importância, para não perturbar com assuntos insignificantes que saiam fora da rotina (como por exemplo, quando a criança insiste quer comer apenas cereais de determinada marca).
  • Acima de tudo, respeitar as características do síndrome de Asperger. Isto é, evitar alterações bruscas na rotina, respeitando as dificuldades no que diz respeito a problemas de adaptação a novas situações; para além disso, entender que um tipo de comunicação mais sarcástica será sempre bastante difícil de lidar visto que pessoas com esta síndrome levam todas as palavras para o seu sentido literal.

Acompanhamento
Também é imprescindível o acompanhamento desde crianças, para que haja um estímulo cognitivo desde cedo, de maneira a que seja possível realizar-se o percurso escolar habitual e até para que possa haver um estímulo pormenorizado de alguma valência específica em que a criança demonstre mais capacidades (algo muito usual em pessoas com este distúrbio). Um facto curioso sobre o síndrome de Asperger, é que, Bill Gates, Lionel Messi, Elon Musk e Greta Thunberg são alguns dos milhões de pessoas no mundo que têm esta perturbação.