fbpx
Qual o presente ideal para oferecer a um idoso?

Faltam-lhe ideias originais para oferecer um presente a um familiar idoso na quadra natalícia? Pode encontrar aqui algumas dicas de prendas de natal adaptadas às necessidades quotidianas dos idosos.

De certo modo, o ritual natalício só está finalizado quando se compra o presente perfeito para os familiares e amigos mais próximos. Escolher uma prenda que seja adaptada às necessidades e aos desejos dos idosos pode tornar-se difícil.
O ideal é escolher com carinho uma pequena lembrança ou um objeto útil para o dia-a-dia do idoso. É importante relembrar que o melhor presente de todos é o tempo que disponibiliza  para lhes fazer um pouco de companhia e colocar a conversa em dia.

Aqui ficam algumas sugestões para o presente ideal
O presente perfeito pode ser algo que apele às recordações de dias felizes em família, ao exercício físico e da memória, coisas práticas e úteis.

Um presente prático
Organize uma festa de Natal para o idoso e seus amigos de longa data ou leve-o a passear e ver as iluminações de Natal. Outras opções podem passar por ajudar nas limpezas e organização da casa, levar uma refeição caseira ou convidar para um almoço surpresa.

Presentes divertidos
Ofereça livros de ginástica mental, puzzles com peças grandes e fáceis de encaixar, um porta-retratos digital, pré-configurado com fotografias de familiares e amigos. Um caderno com uma nota a explicar que irá servir para escrever memórias e histórias antigas que nunca foram registadas (se o idoso não conseguir escrever, sugere-se que o faça por ele).

Presentes modernos
Um relógio despertador com números grandes ou um alarme de voz com várias mensagens pré-gravadas, que lembrem o idoso da hora de tomar a medicação ou de jantar. Ofereça-lhe um telefone ou telemóvel com botões grandes e que tenha opções como: alto-falante e remarcação de números, grave todos os números relevantes, de família e amigos, mas também números utilitários.

Cabazes de Natal personalizados
Pode colocar numa cesta cremes hidratantes, produtos de higiene pessoal, produtos regionais dos quais o idoso gosta, chás e infusões, essências para o inverno, entre outros, selecione os produtos de acordo com o gosto ou necessidades do idoso.

Presentes que incentivam a prática de exercício físico
Embora o idoso tenha algumas dificuldades motoras, deve incentivar a prática de exercício físico, pode oferecer aulas particulares com um treinador especializado na terceira idade, ou uma opção mais pessoal e comprometer-se a acompanhar o idoso em caminhadas.

Recorde-se de que o idoso não quer receber presentes caros ou sofisticados, na realidade, está mais interessado na atenção e no carinho que lhe pode dar.

Esperamos que estas dicas sejam úteis 😉

Neste Natal comprometa-se a estar mais presente!